Início
Confira nosso Menu
Carta de Vinhos
Galeria de Fotos do Spaghetti
História do Spaghetti
Galeria de Arte do Spaghetti
Entre em contato
Faça agora sua reserva
Como chegar ao Spaghetti
Depoimentos de clientes


Atendimento
a Grupos e Excursões

 
Origens da família

Pisciotta
As origens do Spaghetti remontam à
Pisciotta (fotos acima), pequena cidade incrustada nas montanhas, com bela vista para o azul do mar e o calor do sol mediterrâneo. Localizada na região da Campania, Província de Salerno, no Sul da Itália, Pisciotta abriga um povo caloroso e hospitaleiro, assim como todo o sul italiano. Um povo que preza e valoriza as tradições de família, passadas de pai para filho. Que aprecia uma boa e farta mesa, regada a bons vinhos. E que se sente gravemente insultado se algum convidado se recusar a experimentar este ou aquele prato. "Mangia che ti fato bene!".

Em busca de uma vida melhor
No início do século XX a Itália era um país pobre e de costumes ainda arcaicos. Era uma monarquia e as terras do país eram controladas pelos senhores feudais. Não havia indústrias e o trabalho era basicamente ligado ao cultivo da terra. 
Em busca de uma vida melhor, o jovem Pasquale Perrella (na foto à
direita, sentado) embarcou rumo ao Brasil, nos idos de 1900. Aportou no Rio de Janeiro e seguiu para Minas Gerais, onde começou a trabalhar como mascate. Também foi em Minas que Pasquale se encontrou com sua conterrânea Giuseppina e com ela se casou, no ano de 1903.

Frigorífico Perrella
Em seguida, Pasquale abriu uma pequena indústria de desossa de porcos na cidade de Abaeté. Em 1914 foi constituída a firma "Perrella e Anastasia" em sociedade com seu cunhado, Anielo Anastasia, também de Pisciotta, que veio para o Brasil na mesma época. Pasquale produzia a banha em Abaeté, que era comercializada em Belo Horizonte pelo sócio Anastasia, avô do atual governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia. Com o crescimento do negócio, a firma adquiriu um terreno na Avenida do Contorno, 2416 (antiga Avenida 17 de Dezembro), em Belo Horizonte, onde se instalou a indústria, em 1930. Atualmente, o Frigorífico Perrella, sucessor de "Perrella e Anastasia", continua em atividade, no mesmo endereço, sendo dirigido por outros sócios.

Origens do Spaghetti

Ruth Perrella
Sob responsabilidade da artista  plástica e restaurantrice Ruth Michel Domingues Perrella (in memoriam), que faz parte da 3ª geração da família, o restaurante Spaghetti Cantina Italiana nasceu, na cidade de Tiradentes-MG, com o objetivo de se resgatar e oferecer ao público antigas receitas e tradições da Cuccina Meridionale, passadas de geração em geração.


Início difícil
O Spaghetti iniciou suas atividades no ano de 2002, na Rua dos Inconfidentes, número 140, em um antigo casarão do Século XVIII (
fotos abaixo) no centro histórico tiradentino.
Em setembro do ano seguinte, o restaurante teve que paralizar suas atividades de maneira trágica: um incêndio criminoso (roubo seguido de incêndio) destrói suas dependências e quase tudo o que havia lá dentro: moveis, obras de arte, utensílios, estoques, etc. Quase tudo, menos a vontade inabalável de Ruth Perrella e família de, apesar da tragédia, seguir em frente e começar tudo de novo.
Antigo casarão na Rua dos Inconfidentes, 1ª morada do Spaghetti; antes (foto à esquerda) e depois (foto à direita) do incêndio criminoso, ocorrido em 2003

Renascido das cinzas
Cerca de 05 meses depois, em fevereiro de 2004 - pleno carnaval, o Spaghetti Cantina Italiana é reinaugurado na Praça Berço da Liberdade, próximo ao posto de gasolina. Parte dos recursos necessários para a reinauguração foram arrecadados com a venda antecipada de quadros de Ruth, feitas a amigos, colegas e familiares, que receberam posteriormente as obras.

Dois anos depois, em 2006, o Spaghetti transfere suas atividades para a Rua São Francisco de Paula, próximo à Igreja São Francisco, e ao lado da Rodoviária.Em 11 de agosto de 2007, nova mudança: desta vez para a Rua Direita, 07, quase esquina com Rua da Câmara, aonde permanece.

O Spaghetti percorreu um longo caminho para chegar ao ponto atual,
na Rua Direita.
Veja as fotos:
2º ponto: Praça Berço da Liberdade
3º ponto: R. São Francisco de Paula

4º e atual ponto: Rua Direita, 07

Saudades da Mama
Após uma longa batalha contra o câncer, Ruth veio a falecer em abril de 2012, deixando marido, cinco filhos, duas netas e uma legião de admiradores.

Mas a sua alegre herança de sabores e cores permanecem vivas nesta cantina, que continua sendo administrada pela família com o mesmo carinho, dedicação e respeito que sempre marcaram sua trajetória.